POSTO DE LEITE

CAMNPAL - a sua cooperativa e que está sempre com você.

Posto de Leite

A atividade leiteira em Nova Palma começou com a Indústria de Laticínio Santa Maria - ILASA, empresa que recolhia o leite em Nova Palma. Com dificuldade financeira a empresa fechou e os produtores ficaram sem ter onde entregar o produto. Certo tempo depois, a Companhia Rio-Grandense de Laticínios e Correlatos Ltda. - CORLAC assumiu a unidade e fez um convênio com a CAMNPAL para receber o leite que era levado até Santa Maria, inicialmente em uma Kombi do Sr. Euclides Marion, começando com 350 litros. Quando o volume chegou a 700 litros/dia, a CAMNPAL adquiriu uma camionete F4000 para este transporte. Com o crescimento da atividade, que até então era restrita a comunidade de Linha Base, teve-se a ideia de construir um posto de recebimento e resfriamento de leite. Então, no dia 10 de outubro de 1989, a CAMNPAL inaugurava, em Nova Palma, um Posto de Recebimento e Resfriamento de Leite, construído em parceria com o governo do Estado, através da CORLAC. Para esta construção, a CAMNPAL responsabilizou-se pelo terreno e pela obra civil, enquanto que os equipamentos para funcionamento do posto ficaram a cargo da CORLAC.

A construção deste posto marcou a consolidação da bacia leiteira no município de Nova Palma e região. Naquele momento, o estímulo para a diversificação produtiva dos agricultores já apresentava resultados que possibilitaram este investimento. A cooperativa não mediu esforços para viabilizar a atividade leiteira. Até hoje a atividade leiteira possibilita uma renda mensal e relativamente estável para os produtores. Já para a cooperativa, o dinheiro gerado acaba girando quase que de forma integral dentro dos diversos setores.

Atualmente a bacia leiteira da CAMNPAL conta com 370 produtores próprios que juntos somam mais de 15 milhões de litros de leite entregues no ano. Além disso, a CAMNPAL possui uma parceria no recebimento, prestando serviços para outras empresas. Somando o volume recebido para terceiros, o posto de leite da CAMNPAL recebeu no ano que passou mais de 18 milhões de litros de leite.

Este setor também conta com uma equipe técnica, formada por veterinários e técnicos, que fazem o fomento e dão toda a assistência que o produtor necessita para obter o melhor desempenho na atividade.
Tudo isso demonstra a importância da atividade para agricultores, cooperativa e demais envolvidos.